Voltar para página anterior

7 combinações práticas para variar sua bebida proteica

Alimentação
  • 3min de leitura
Incluir alimentos fontes de proteínas ao longo da semana é muito importante, mas pode não ser tão simples. Saiba como as bebidas proteicas podem te ajudar!

Sabemos da importância do consumo proteico adequado no dia a dia, mas, muitas vezes, pode ser difícil incluir alimentos ou preparações fontes deste nutriente nas refeições, não é mesmo?  

As bebidas proteicas são uma opção prática que pode ser de grande ajuda nesse objetivo, contribuindo para atingir as necessidades diárias e, consequentemente, para o bom funcionamento das funções do organismo que dependem desse nutriente. Confira a seguir algumas dicas práticas para incluir bebidas proteicas na sua rotina!

Qual a função e a necessidade das proteínas?

Uma alimentação saudável e equilibrada deve conter, entre outros nutrientes, boas fontes alimentares e quantidades adequadas de proteínas1.  

As proteínas estão presentes em todo o organismo. São nutrientes essenciais, fontes de aminoácidos, e o seu consumo é necessário ao longo de toda a vida1.  

Esse grupo alimentar possui diversas funções essenciais, como a formação e crescimento dos músculos, sustentação de tecidos, transporte de substâncias, processos metabólicos - digestão da lactose, e defesa imunológica, com a ação dos anticorpos1. Para que essas funções sejam bem executadas, é importante que as necessidades diárias de proteínas sejam alcançadas. 

A necessidade de proteínas pode variar de acordo com as necessidades de cada indivíduo, sendo que a quantidade exata depende de fatores individuais como: 

  • Peso: indivíduos com maior massa corporal, especialmente massa magra, tendem a demandar mais proteína2-6
  • Idade: crianças e adolescentes em fase de crescimento, bem como idosos, geralmente têm necessidades proteicas diferentes para exercer seu desenvolvimento adequado ou preservar sua massa muscular e função metabólica2-6
  • Estado de saúde: algumas condições como doenças, cirurgias e processos inflamatórios demandam mais do organismo, o que aumenta a necessidade proteica para manter o funcionamento adequado do sistema imunológico e a recuperação do corpo2-6

 

Além disso, o nível de atividade praticada (mínima, moderada ou intensa) também é uma variável na quantidade de proteína a ser consumida - quem treina de forma regular deve consumir de 1,0 a 1,6 gramas de proteínas por quilo de peso por dia6. Exemplo: um adulto de 70 Kg e que treina regularmente, precisa consumir de 70 a 112 gramas de proteínas por dia. 

Quer entender qual a quantidade de proteína diária para você? Acesse nossa calculadora de proteínas! 

Essa quantidade não costuma ser difícil de ser atingida quando há um bom planejamento alimentar com alimentos fontes de proteínas bem distribuídos ao longo do dia7, inclusive nos lanches intermediários e, principalmente, após o treino8. No entanto, muitas vezes, com a rotina corrida ou em alguns momentos da vida, pode ser difícil conseguir manter o planejamento alimentar – nesses casos, o uso de suplementos pode ser de grande ajuda para que a melhor ingestão proteica seja atingida. 

Bebidas proteicas – uma forma prática de consumir proteínas!

As bebidas proteicas facilitam a inclusão das proteínas na rotina, garantindo todos os seus benefícios. Para quem treina e busca otimizar resultados, podem contribuir na recuperação pós-treino e no ganho de massa magra. 

As proteínas presentes nestas bebidas (industrializadas ou caseiras) devem ser preferencialmente de alto valor biológico. Essas proteínas são completas, ou seja, fornecem todos os aminoácidos essenciais para as funções básicas do organismo, como a construção e reparação muscular1.  

O leite de vaca ou whey protein são ótimas fontes de proteínas completas e que podem facilmente compor uma bebida proteica para a sua rotina. 

Além de práticas, as bebidas proteicas também podem compor preparações e receitas, ajudando a manter uma maior variedade de sabores no cardápio e possibilitando incluir mais nutrientes nesse consumo! Confira abaixo algumas dicas de combinações para sua bebida proteica no dia a dia: 

 

Dica: você pode usar as frutas congeladas, para uma textura mais cremosa! Sabe aquela banana que já está ficando muito madura? É só fatiar, colocar em saquinhos e congelar.  

Inclua essas combinações de bebidas proteicas nos seus lanches intermediários ou pós-treino e garanta todos os benefícios deste grupo alimentar!

Referências Bibliográficas

[1] Marchini JS, Martires CL, Nonino CB, et al. Aminoácidos e Proteínas - Série funções plenamente reconhecidas de nutrientes. ILSI Brasil. 2024;2(3). 

[2] Whitney E, Rolfes SR. Understanding Nutrition. 15ª ed. Boston: Cengage; 2017. p. 168-96. 

[3] Nogueira FC, Moreira EVF, Lopes VLB, Cavicchioli ACM, Puiatti MA. Importância do consumo de diferentes fontes de proteína na recuperação muscular após o exercício. Brazilian Journal of Health Review [Internet]. 2024 Feb 23;7(1):6721–33. 

[4] Hruby A, Jacques PF. Protein Intake and Human Health: Implications of Units of Protein Intake. Advances in Nutrition. 2021;12(1):71–88. 

[5] Layman DK. Impacts of protein quantity and distribution on body composition. Frontiers in nutrition. 2024 May 3;11. 

[6] Wu G. Dietary protein intake and human health. Food Funct. 2016 Mar;7(3):1251-65.  

[7] Layman DK. Impacts of protein quantity and distribution on body composition. Frontiers in nutrition. 2024 May 3;11. 

[8] Nogueira FC, Moreira EVF, Lopes VLB, Cavicchioli ACM, Puiatti MA. Importância do consumo de diferentes fontes de proteína na recuperação muscular após o exercício. Brazilian Journal of Health Review [Internet]. 2024 Feb 23;7(1):6721–33.