Voltar para página anterior
Whey protein: para que serve e quantos gramas tomar por dia?

Whey protein: para que serve e quantos gramas tomar por dia?

Um suplemento muito conhecido, mas será que você sabe o que é, suas funções e quanto tomar? Confira nesta matéria!

O whey protein é um suplemento muito popular – você provavelmente já deve ter ouvido informações sobre ele, principalmente se costuma praticar atividades físicas ou frequentar a academia. 

Se você gostaria de entender melhor qual o que é, para que serve este suplemento e a quantidade de consumo, confira no texto a seguir! 

 

O que é o whey protein?

Composto pela proteína do soro do leite de vaca, o whey protein é um suplemento com proteínas de alto valor biológico. Por isso, é fonte dos aminoácidos essenciais que o organismo necessita para diversas funções, como a construção e reparo de tecidos musculares1

Apesar de encontrarmos a proteína do soro do leite no leite de vaca e seus derivados (queijo, iogurte, etc), o suplemento de whey protein possui uma concentração maior desta proteína e, assim, confere diversos benefícios à saúde 2,3

Além disso, o whey protein se destaca por sua fácil digestão e rápida absorção2,4. Também possui baixo teor de lactose, principalmente em sua versão isolada, a qual passa por um processo de filtração que reduz consideravelmente a presença desse carboidrato2. Veja os principais tipos de whey protein a seguir! 

 

Quais os tipos de whey protein?

Existem 3 tipos principais de suplementos de whey protein em pó, que basicamente vão variar a sua composição de acordo com o seu processo de produção3.  

Estes suplementos são obtidos por processos de filtração diferentes3. A principal diferença entre eles é a quantidade de proteína e a “pureza” do suplemento, tendo em vista a presença de outros nutrientes, como a lactose. Abaixo, confira os principais tipos de whey protein: 

  • Concentrado 

Esta é a versão mais comum e acessível. O processo de produção garante uma concentração de proteínas que pode variar de 35 a 80%. Contém outros nutrientes, como as gorduras e a lactose3

  • Isolado 

Este tipo possui um teor de proteínas maior (a partir de 90%) e baixo teor de lactose, pois passa por um processo de filtração que reduz bastante a sua presença2,3

  • Hidrolisado 

Esta versão, além de passar por um processo de filtração avançado como a versão isolada, também passa por um processo de “quebra” (hidrólise) da proteína. Assim, a proteína é digerida e absorvida ainda mais facilmente3

Afinal, quem precisa usar este suplemento?

Entre os principais objetivos com o uso do whey protein, o ganho de massa muscular é o mais conhecido.  

Além disso, este suplemento pode ajudar a atingir um bom consumo de proteínas1,4, em casos de dificuldade para consumir uma quantidade suficiente deste nutriente ao longo do dia. 

Consumir uma quantidade adequada de proteínas no dia a dia não é uma missão muito difícil, desde que a alimentação seja bem planejada. É importante que os alimentos fontes de proteínas sejam bem distribuídos ao longo do dia, nas refeições principais e nos lanches intermediários5

Com a correria da rotina, muitas vezes pode ser difícil incluir boas fontes de proteínas, principalmente nos lanches intermediários ou naquele momento pós-treino, não é mesmo? O whey protein em pó é fácil de preparar e de levar para qualquer lugar, o que pode facilitar bastante o consumo de proteínas no seu dia. 

Para quem treina de forma regular, a necessidade diária de proteínas pode variar entre 1,0 a 1,6 g por kg de peso, dependendo do nível de atividade praticada6. Quer descobrir a quantidade de proteína que você precisa consumir diariamente? Clique aqui! 

Quando associado a um treinamento de resistência, o uso de suplementos com proteínas de alta qualidade, como o whey protein, pode resultar em ganho significativo de massa muscular e força7

Então, para quem quer uma ajuda para atingir a meta do consumo de proteínas do dia e/ou para quem precisa otimizar os resultados com o treino, o consumo do whey protein pode ser muito bem-vindo! 

E então, quanto consumir de whey?

O consumo de proteínas, principalmente após o treino, é fundamental para a recuperação e crescimento muscular8. Por isso, um baixo consumo de proteínas pode atrapalhar quem treina a alcançar os resultados desejados! 

O consumo de 0,3 gramas/kg de peso corporal em proteínas de alta qualidade e rápida digestão, ou uma dose absoluta de 20 a 40 gramas, é a recomendação para quem busca otimizar os resultados após o treino, promovendo de forma mais eficiente a adaptação muscular9,10

A ingestão de proteínas pouco antes ou até algumas horas após o treino pode ajudar a otimizar essa adaptação muscular, porém, mais importante que o horário de consumo é que as necessidades diárias de proteínas sejam alcançadas11

Para quem deseja usar o whey protein apenas para garantir uma boa fonte de proteína ao longo do dia, independente do treino, a quantidade certa para ser consumida também precisa ser avaliada de forma individual!  

Lembre-se: em caso de dúvidas, antes de consumir um suplemento sempre de consulte um profissional de saúde! 

Um suplemento muito conhecido, mas será que você sabe o que é, suas funções e quanto tomar? Confira nesta matéria!

whey protein
proteinas
recuperação muscular
performance

Essa receita usou Piracanjuba ProForce de Chocolate 450g whey em pó

Referências Bibliográficas

[1] Marchini JS, Batista LM, Moura GSPL, et al. Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes: Aminoácidos e Proteínas. Série de Publicações ILSI Brasil. 2024. 

[2] Cava E, Padua E, Campaci D, Bernardi M, Muthanna FMS, Caprio M, Lombardo M. Investigating the Health Implications of Whey Protein Consumption: A Narrative Review of Risks, Adverse Effects, and Associated Health Issues. Healthcare. 2024; 12(2):246.7 

[3] Irazoqui JM, Santiago GM, Mainez ME, et al. Enzymes for production of whey protein hydrolysates and other value-added products. Applied Microbiology and Biotechnology. 2024 May 31;108(1). 

[4] Kanda A, Nakayama K, Sanbongi C, Nagata M, Ikegami S, Itoh H. Effects of Whey, Caseinate, or Milk Protein Ingestion on Muscle Protein Synthesis after Exercise. Nutrients. 2016; Jun 3;8(6):339. 

[5] Layman DK. Impacts of protein quantity and distribution on body composition. Frontiers in nutrition. 2024 May 3;11. 

[6] Hruby A, Jacques PF. Protein Intake and Human Health: Implications of Units of Protein Intake. Advances in Nutrition. 2021;12(1):71–88. 

[7] Sobral C, Gomes D, Silva M, Martins P, Baltazar A. Whey protein supplementation in muscle hypertrophy. European Journal of Public Health. 2020 Jun 1;30(Supplement_2). 

[8] Nogueira FC, Moreira EVF, Lopes VLB, Cavicchioli ACM, Puiatti MA. Importância do consumo de diferentes fontes de proteína na recuperação muscular após o exercício. Brazilian Journal of Health Review. 2024 Feb 23;7(1):6721–33.  

[9] Moore DR. Maximizing Post-exercise Anabolism: The Case for Relative Protein Intakes. Front Nutr. 2019 Sep 10;6:147. 

[10] Jäger R, Kerksick CM, Campbell BI, et al. International Society of Sports Nutrition Position Stand: protein and exercise. J Int Soc Sports Nutr. 2017 Jun 20;14:20. 

[11] Kerksick CM, Arent S, Schoenfeld BJ, et al. International society of sports nutrition position stand: nutrient timing. J Int Soc Sports Nutr. 2017 Aug 29;14:33.