O whey protein se tornou um dos suplementos nutricionais mais usados por quem treina e busca o ganho de massa muscular, principalmente por conta de sua praticidade e benefícios comprovados1. Apesar dos seus benefícios, alguns erros podem ser cometidos no consumo, o que pode prejudicar os resultados e até mesmo a saúde.
Saiba mais sobre esta proteína para não cometer erros e garantir bons resultados!
O whey protein é um suplemento composto pela proteína do soro do leite de vaca. Ele possui proteínas de alto valor biológico, por isso, é completo e fonte de todos os aminoácidos essenciais que o organismo precisa para diversas funções, como a construção e reparo de tecidos musculares2.
Agora que você já sabe o que é este suplemento tão conhecido, confira abaixo os seus principais benefícios:
O whey protein se destaca por sua fácil digestão e rápida absorção3. Diluído em água, é uma opção leve tanto para garantir um lanche proteico quanto como suplementação pós-treino.
Sua versão isolada possui baixo teor de lactose, pois passa por um processo de filtração que reduz consideravelmente a presença desse carboidrato3.
Devido à sua praticidade e por conter proteínas de alta qualidade nutricional2, o whey protein pode entrar na rotina alimentar para ajudar a garantir um consumo adequado de proteínas, principalmente nos lanches intermediários.
Este é o mais conhecido e o principal benefício do whey protein para quem treina! Associado a um treino de resistência, o uso de whey protein ajuda a melhorar os resultados com ganho significativo de massa muscular e força1.
Justamente por ser um suplemento popular, muitas vezes podem ocorrer erros relacionados ao seu consumo. Conheça quais são e como evitá-los a seguir:
Usar sem necessidade
Consumir uma quantidade adequada de proteínas no dia a dia não é uma tarefa difícil, desde que a alimentação seja bem planejada. Por isso, não é só porque você treina que você precisa necessariamente suplementar com whey protein.
Um ponto importante é que, devido à rotina atribulada da maioria das pessoas, a omissão de refeições, principalmente os lanches intermediários, é algo que pode acontecer com certa frequência.
Tendo em vista a importância da distribuição dos alimentos fontes de proteínas ao longo do dia, inclusive nos lanches intermediários4, o whey protein pode ser utilizado nestes momentos pela sua praticidade.
Exagerar na dose
Consumir o whey protein em doses excessivas não traz benefícios adicionais e ainda pode levar a prejuízos à saúde, como a sobrecarga dos rins e problemas cardiovasculares5.
Uma dose de 20 a 40 gramas é a recomendação para quem busca otimizar os resultados após o treino6,7. Quer entender a melhor forma de consumir esse suplemento? Clique aqui!
Substituir refeições principais
Apesar de possuir proteínas de alto valor nutricional2 e poder suprir a quantidade necessária deste nutriente em uma refeição principal (almoço e jantar), o uso de whey protein neste contexto não é recomendado. Além das proteínas, estas refeições contribuem com o aporte diário de carboidratos, fibras, vitaminas e minerais, que ficarão faltando com a adoção desta prática.
Não prestar atenção na composição do suplemento
Ao comprar o suplemento, é interessante verificar o tipo e composição (ingredientes). Entre os tipos de whey protein, existem o concentrado, hidrolisado e isolado. A principal diferença entre eles é a concentração de proteínas e a presença de outros nutrientes, como a lactose e gorduras8. Avaliar os ingredientes também é interessante, principalmente em fases da vida de maior cuidado, como a gestação.
Consumir sem acompanhamento nutricional
O consumo de qualquer tipo de suplemento sem acompanhamento de um profissional habilitado e de forma individualizada pode levar a todos os erros relacionados acima. Por isso, sempre busque auxílio e acompanhamento para melhorar os seus resultados!
O whey protein pode ser um grande aliado da saúde e da performance, mas só traz benefícios quando usado de forma correta e individualizada. O mais importante é lembrar que ele não substitui uma alimentação equilibrada e deve ser consumido com orientação profissional!
[1] Sobral C, Gomes D, Silva M, Martins P, Baltazar A. Whey protein supplementation in muscle hypertrophy. European Journal of Public Health. 2020 Jun 1;30(Supplement_2).
[2] Marchini JS, Martires CL, Nonino CB, et al. Aminoácidos e Proteínas - Série funções plenamente reconhecidas de nutrientes. ILSI Brasil. 2024;2(3).
[3] Cava E, Padua E, Campaci D, Bernardi M, Muthanna FMS, Caprio M, Lombardo M. Investigating the Health Implications of Whey Protein Consumption: A Narrative Review of Risks, Adverse Effects, and Associated Health Issues. Healthcare. 2024; 12(2):246.7
[4] Layman DK. Impacts of protein quantity and distribution on body composition. Frontiers in nutrition. 2024 May 3;11.
[5] Ko GJ, Rhee CM, Kalantar-Zadeh K, Joshi S. The Effects of High-Protein Diets on Kidney Health and Longevity. J Am Soc Nephrol. 2020 Aug;31(8):1667-1679.
[6] Moore DR. Maximizing Post-exercise Anabolism: The Case for Relative Protein Intakes. Front Nutr. 2019 Sep 10;6:147.
[7] Jäger R, Kerksick CM, Campbell BI, et al. International Society of Sports Nutrition Position Stand: protein and exercise. J Int Soc Sports Nutr. 2017 Jun 20;14:20.
[8] Irazoqui JM, Santiago GM, Mainez ME, et al. Enzymes for production of whey protein hydrolysates and other value-added products. Applied Microbiology and Biotechnology. 2024 May 31;108(1).