Você já pensou em turbinar o seu tradicional shake de whey protein com frutas?
Essa combinação vai muito além do sabor! Além de garantir as proteínas com o whey protein, a combinação com as frutas agrega outros nutrientes que otimizam o aporte nutricional, oferecem mais benefícios para a saúde e otimizam resultados.
Saiba mais sobre esta forma prática, nutritiva e saborosa de potencializar o seu shake do dia a dia!
O whey protein é uma proteína de alta qualidade, com boa digestibilidade e ótimo perfil de aminoácidos (quer saber mais? Clique aqui!)1.
Por ser um suplemento prático e versátil, é uma boa opção para incluir na rotina, ajudando a garantir um consumo proteico adequado.
Para quem treina e quer otimizar os resultados, um shake pós-treino com whey protein ajuda na melhora da recuperação e no ganho de massa muscular2.
Quando combinado com frutas, os benefícios do whey protein são potencializados. Você sabe o motivo?
As frutas acrescentam carboidratos, fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes à bebida proteica. Desta forma, deixam a mistura mais completa, fornecendo mais benefícios à saúde, e mais eficaz para a recuperação e crescimento muscular3,4.
A combinação de carboidratos com proteína é muito bem-vinda no pós-treino, pois acelera a reposição de glicogênio (reserva de energia), melhora a disponibilidade dos aminoácidos e promove o crescimento muscular3,4.
Além disso, a adição de frutas ao whey protein pode ajudar a melhorar o sabor e a aceitação da suplementação por quem tem mais dificuldade5.
Para quem não tem como foco os resultados do treino, mas quer garantir um lanche intermediário completo e prático, bater o whey protein com frutas também é uma ótima opção. Garante as proteínas junto a todos os benefícios e nutrientes das frutas.
Atualmente, grande atenção tem sido dada aos benefícios do whey protein em relação às suas propriedades antioxidantes. As frutas também são uma fonte valiosa de diferentes compostos antioxidantes, como os carotenoides e polifenóis6.
Os antioxidantes proporcionam diversos benefícios à saúde, uma vez que combatem o estresse oxidativo (radicais livres) e o envelhecimento, além de reduzir o risco de algumas doenças, como as cardiovasculares e inflamatórias5,6.
Veja que incrível: de acordo com estudos atuais, o whey protein poderia potencializar o efeito antioxidante dos shakes compostos por frutas associadas à proteína5,7.
A interação entre o whey protein e as frutas pode ajudar a proteger as antocianinas, um tipo de composto antioxidante presente em alimentos roxos, como o blueberry e açaí7. Em um shake composto por manga e morango, a adição do whey protein aumentou a atividade antioxidante da bebida5, quando comparada à versão composta apenas por frutas. O efeito antioxidante é mantido após o preparo da bebida e da digestão7.
E então, quais frutas são as melhores para bater com o whey?
A escolha da fruta depende do objetivo de cada um. Entre recuperar a energia no pós-treino, favorecer o ganho de massa muscular, garantir um lanche intermediário ou aumentar o aporte de nutrientes no dia a dia.
A seguir, vamos ver algumas opções e qual pode fazer mais sentido para a sua rotina.
A banana é uma fruta muito usada para compor shakes. Confere cremosidade, adoça de forma natural e ainda agrega uma quantidade considerável de carboidratos8. Tem um sabor que combina bem com diversas frutas, possibilitando variar os sabores e combinações.
Por ter maior quantidade de carboidratos, é uma boa opção para quem deseja uma bebida mais completa e, principalmente, para o pós-treino, por auxiliar no restabelecimento dos estoques de energia e na síntese de proteínas3,4.
A atuação da manga no shake é muito similar à banana. Rica em energia, adoça e ajuda a dar cremosidade. Contém maior quantidade de fibras e de antioxidantes (carotenoides e vitamina C), conferindo muitos benefícios à saúde e funcionamento do organismo8,9.
Associada ao whey protein, também é uma ótima opção para otimizar a recuperação e os resultados com o treino.
O morango, amora, framboesa e mirtilo (blueberry) formam um grupo de frutas muito ricas em compostos antioxidantes e com menor teor de carboidratos8.
Combinam muito bem em shakes proteicos e podem ser associadas a outras frutas, como a banana, tanto para dar cremosidade quanto para aumentar o aporte de carboidratos, a depender do objetivo de cada indivíduo.
Uma fruta que as vezes é deixada de lado, devido ao seu valor calórico, o abacate pode sim ser uma opção interessante na composição do shake proteico.
Contém maior quantidade de gorduras boas e pouco carboidrato. Fonte de fibras, confere uma cremosidade incrível e ajuda a promover a saciedade8. Além disso, também auxilia na saúde do coração10.
Como tem sabor mais neutro, pode ser combinado com frutas de maior teor de carboidratos, como a manga ou a banana, para completar o aporte de energia da bebida.
Duas colheres de sopa cheias de abacate contém a mesma quantidade de calorias de uma banana ou de uma maçã. Portanto, não há motivo para não utilizar esta fruta e usufruir de todos os seus benefícios!
Teste diferentes combinações, descubra suas preferidas e aproveite todos os benefícios dessa mistura poderosa! Afinal, cuidar da saúde pode (e deve!) ser saboroso!
[1] Marchini JS, Martires CL, Nonino CB, et al. Aminoácidos e Proteínas - Série funções plenamente reconhecidas de nutrientes. ILSI Brasil. 2024;2(3).
[2] Nogueira FC, Moreira EVF, Lopes VLB, Cavicchioli ACM, Puiatti MA. Importância do consumo de diferentes fontes de proteína na recuperação muscular após o exercício. Brazilian Journal of Health Review [Internet]. 2024 Feb 23;7(1):6721–33.
[3] Wang L, Meng Q, Su CH. From Food Supplements to Functional Foods: Emerging Perspectives on Post-Exercise Recovery Nutrition. Nutrients. 2024 Nov 27;16(23):4081.
[4] Hannon SC, McStravick J, Henthorn L, Bawden SJ, Tang JCY, Dunn R, Makino R, Smith K, Gonzalez JT, Hodson N, Morton JP, Kennerley AJ, Hearris MA. Co-ingesting whey protein with dual-source carbohydrate enhances amino acid availability without compromising post-exercise liver glycogen resynthesis. J Physiol. 2025 Jul 9.
[5] Santos Espinosa A, Heredia Castro PY, Sosa Castañeda J, Aguilar Toalá JE. Antioxidant activity and sensory acceptability of whey protein-based smoothie beverages made from mango (Mangifera indica L.) cv Haden and strawberry (Fragaria x ananassa Duch.) cv Festival. Agro Productividad. 2024.
[6] García-Casas VE, Seiquer I, Pardo Z, Haro A, Recio I, Olías R. Antioxidant Potential of the Sweet Whey-Based Beverage Colada after the Digestive Process and Relationships with the Lipid and Protein Fractions. Antioxidants (Basel). 2022 Sep 16;11(9):1827.
[7] Zang Z, Chou S, Tian J, Lang Y, Shen Y, Ran X, Gao N, Li B. Effect of whey protein isolate on the stability and antioxidant capacity of blueberry anthocyanins: A mechanistic and in vitro simulation study. Food Chem. 2021 Jan 30;336:127700.
[8] Tabela Brasileira de Composição de Alimentos. Composição de Alimentos (em medidas caseiras). Disponível em: https://www.tbca.net.br/base-dados/composicao_alimentos.php. Acesso em 25 de setembro de 2025.
[9] Lima ACS, Ferreira TJ, Horst MA. Carotenoides - Série funções plenamente reconhecidas de nutrientes. ILSI Brasil. 2024;2(3).
[10] Hamednia S, Shouhani Z, Tavakol S, Montazeri N, Amirkhan-Dehkordi M, Karimi MA, Bastamkhani M, Tabrizy HC, Amirsasan R, Vakili J, Karimi M, Asbaghi O. Effects of Avocado Products on Cardiovascular Risk Factors in Adults: A GRADE-Assessed Systematic Review and Meta-Analysis. Food Sci Nutr. 2025 Jul 2;13(7):e70547.