Consumir uma bebida proteica pode ser uma ótima estratégia para garantir proteínas de qualidade na sua alimentação, seja para ganhar massa muscular, recuperar do treino ou simplesmente suprir a necessidade diária deste nutriente.
Será que existe um melhor horário para consumir esta bebida? Entenda melhor a seguir!
Vamos começar falando sobre um grupo alimentar muito importante: as proteínas. De modo geral, as proteínas são nutrientes essenciais em nossa alimentação e o seu consumo é necessário em todas as fases da vida1.
Esse grupo alimentar exerce diversas funções no organismo, tais como a formação e crescimento dos músculos, transporte de substâncias, processos metabólicos, como a digestão da lactose, e defesa imunológica, com a ação dos anticorpos1. Quer entender melhor as funções da proteína? Clique aqui!
Existem diversos tipos de alimentos fontes de proteína. Entre eles estão alimentos de consumo habitual para a maioria das pessoas: leite, iogurte, queijos, ovos, carnes, oleaginosas e feijões1.
Garantir uma quantidade suficiente de proteínas no dia a dia não costuma ser uma tarefa difícil, desde que a alimentação seja bem planejada e os alimentos fontes deste nutriente sejam bem distribuídos ao longo do dia2.
O whey protein, suplemento muito popular nos dias de hoje, é obtido através do soro do leite de vaca e fonte de proteínas de alta qualidade. Além disso, tem boa digestibilidade e ótimo perfil de aminoácidos1.
Por ser um suplemento prático e versátil, é uma ótima opção para incluir na rotina e em bebidas proteicas, ajudando a garantir um consumo adequado de proteínas no dia a dia.
É importante que os alimentos fontes de proteínas sejam bem distribuídos ao longo do dia3. As proteínas devem marcar presença em todas as refeições, inclusive nos lanches intermediários e, principalmente, após o treino2.
Portanto, as bebidas proteicas com whey protein, sejam preparadas de forma caseira (whey com água e fruta) ou em versões prontas para beber, podem entrar como opções práticas para garantir uma boa distribuição de proteínas ao longo do dia.

Confira abaixo os principais momentos em que uma bebida proteica pode fazer diferença na sua rotina, de forma prática:
O consumo de proteínas, principalmente após o treino, é fundamental para otimizar os resultados2.
Então, para quem treina e quer otimizar os resultados, um shake pós-treino com whey protein ajuda na melhora da recuperação e no ganho de massa muscular2,4.
O ideal é que a bebida proteica seja consumida imediatamente ou até 2 horas após o treino para que os resultados acima sejam atingidos5.
A bebida proteica pode ser uma ótima estratégia nos lanches entre as refeições principais para garantir a sua meta de proteínas do dia.
É possível incluir na bebida outros alimentos e nutrientes, como os cereais e as frutas. Assim, há inclusão de carboidratos, vitaminas, minerais e fibras, tornando a bebida um lanche completo para quem tem a rotina corrida.
Consumir uma bebida proteica a noite, antes de dormir, pode ser uma boa opção para favorecer a manutenção de massa muscular ao longo da noite4.
Diante do que explicamos, lembre-se: o melhor horário para tomar sua bebida proteica é aquele que cabe na sua rotina. Seja depois do treino, à tarde ou antes de dormir, o importante é fazer disso um hábito que funcione para você. Para entender melhor a sua necessidade proteica ou o tipo de suplemento mais indicado, procure orientação de um profissional habilitado. Pequenos ajustes fazem uma grande diferença nos resultados do treino e na sua saúde.
1] Marchini JS, Martires CL, Nonino CB, et al. Aminoácidos e Proteínas - Série funções plenamente reconhecidas de nutrientes. ILSI Brasil. 2024;2(3).
[2] Nogueira FC, Moreira EVF, Lopes VLB, Cavicchioli ACM, Puiatti MA. Importância do consumo de diferentes fontes de proteína na recuperação muscular após o exercício. Brazilian Journal of Health Review [Internet]. 2024 Feb 23;7(1):6721–33.
[3] Layman DK. Impacts of protein quantity and distribution on body composition. Frontiers in nutrition. 2024 May 3;11.
[4] Zhou HH, Liao Y, Zhou X, Peng Z, Xu S, Shi S, Liu L, Hao L, Yang W. Effects of Timing and Types of Protein Supplementation on Improving Muscle Mass, Strength, and Physical Performance in Adults Undergoing Resistance Training: A Network Meta-Analysis. Int J Sport Nutr Exerc Metab. 2023 Dec 1;34(1):54-64.
[5] Kerksick CM, Arent S, Schoenfeld BJ, et al. International society of sports nutrition position stand: nutrient timing. J Int Soc Sports Nutr. 2017 Aug 29;14:33.