Promoções imperdíveis Piracanjuba ProForce - Promoções imperdíveis Piracanjuba ProForce - Promoções imperdíveis Piracanjuba ProForce - Promoções imperdíveis Piracanjuba ProForce
Voltar para página anterior
Afinal, o que é whey?

Afinal, o que é whey?

Balança
  • 3min de leitura
O suplemento, que vem ganhando popularidade entre aqueles que buscam por uma vida mais saudável, pode trazer diferentes benefícios – conheça aqui!

Em busca de um estilo de vida mais saudável, que inclui hábitos como alimentação equilibrada, boa qualidade do sono, saúde mental e prática regular de atividades físicas, mais pessoas tem buscado incluir produtos que ofertem quantidades adequadas de nutrientes como proteínas, vitaminas e minerais. 

Dentre esses produtos, talvez o mais conhecido de todos seja o whey protein (que pode ser concentrado, isolado ou hidrolisado). Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad) apontou que suplementos de whey protein e outros tipos de produtos concentrados de proteína tiveram um aumento no consumo de 25% no ano de 2022, quando comparado a 2021. 1 

E por que esse produto ganhou tanta popularidade? Entenda a seguir o que é whey protein, e de que forma ele pode contribuir para a saúde em diferentes aspectos.

Afinal, o que é whey protein?

Whey protein é o termo inglês que em português corresponde a “proteínas do soro do leite”, que são extraídas da parte aquosa do leite durante o processo de fabricação do queijo. 2 

É válido mencionar que o perfil de aminoácidos presentes nesse tipo de produto é de alta qualidade, sendo que as proteínas presentes no leite podem ser divididas em: 3 

- Caseína = 80% 

- Proteínas do soro = 20%  

Além desse ótimo perfil proteico, o whey protein ainda conta com compostos bioativos do soro, cujos benefícios para a saúde serão explorados a seguir.

Whey protein e suas diferentes formas de consumir

Além de seu perfil nutricional, é possível afirmar que parte da fama dos produtos contendo as proteínas do soro do leite deve-se à sua praticidade.  

Atualmente, é possível encontrar no mercado grande variedade de marcas, com teores diferentes de proteínas, e ainda 2 diferentes formas de consumo: em pó e líquido. 

Enquanto a versão em pó foi responsável por “inaugurar” a categoria, as versões líquidas, em embalagens cartonadas, têm ganho cada vez mais adeptos, por conta da facilidade de consumir o produto mesmo diante de uma rotina atribulada, e por possibilitar que o produto seja consumido fora de casa – como no trabalho ou no transporte.

Efeitos para a saúde

Diversos possíveis benefícios do whey protein têm sido investigados pela ciência, sendo que em boa parte das pesquisas é possível notar um impacto positivo de seu consumo – lembrando a importância da orientação de um profissional nutricionista, e da adoção de estilos de vida saudáveis. 

Alguns dos diferentes impactos do whey protein para a saúde, devido ao teor proteico e à presença de compostos bioativos são: 


Proteína do soro do leite (whey protein)
* Capaz de aumentar a síntese de proteína muscular pós-exercício, sendo superior em comparação com outras fontes de proteína 4
* Em idosos, o whey protein pode contribuir para a melhora na massa magra, que sofre redução nessa fase da vida 5
* Em pessoas acima do peso, o whey protein é capaz de promover a saciedade, auxiliando no processo de perda de peso 6

Compostos bioativos (glicomacropeptídeo, B-lactoglobulina, a-lactalbumina e lactoferrina)

* Podem contribuir para o controle da glicemia 7
* A lactalbumina pode contribuir para promover a saciedade 7
* A lactoferrina pode ajudar no equilíbrio da microbiota intestinal 7

Assim, o whey protein pode ser considerado uma ótima opção de suplementos para os mais diferentes públicos, por conta do seu perfil nutricional e praticidade. É sempre importante reforçar o papel do profissional de saúde na identificação da necessidade individual de uso do whey protein, a dose adequada, momentos de uso ao longo de dia e sua participação dentro de uma alimentação equilibrada.

Referências Bibliográficas

[1] Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad). Consumo de whey protein cresce 25% no Brasil; veja benefícios. Disponível em https://abiad.org.br/consumo-de-whey-protein-cresce-25-no-brasil-veja-beneficios-revista-veja/. Acesso em Novembro/23.

[2] Silva PO, Silva VJ, Vasconcelos TCL. Consequências da suplementação alimentar com whey protein para praticantes de exercícios físicos: uma revisão integrativa. Research, Society and Development. 2022; 11(8): 1-9.

[3] Haraguchi FK, Abreu WC, de Paula H. Proteínas do soro do leite: composição, propriedades nutricionais, aplicações no esporte e benefícios para a saúde humana. Rev. Nutr. 2006; 19(4): 479-488.

[4] Davies RW, Carson BP, Jakeman PM. The Effect of Whey Protein Supplementation on the Temporal Recovery of Muscle Function Following Resistance Training: A Systematic Review and Meta-Analysis. Nutrients. 2018;10(2):221.

[5] Nasimi N, Sohrabi Z, Nunes EA, Sadeghi E, Jamshidi S, Gholami Z, Akbarzadeh M, et al. Whey Protein Supplementation with or without Vitamin D on Sarcopenia-Related Measures: A Systematic Review and Meta-Analysis. Adv Nutr. 2023;14(4):762-773.

[6] Fuglsang-Nielsen R, Rakvaag E, Langdahl B, Knudsen KEB, Hartmann B, Holst JJ. Effects of whey protein and dietary fiber intake on insulin sensitivity, body composition, energy expenditure, blood pressure, and appetite in subjects with abdominal obesity. Eur J Clin Nutr. 2021;75(4):611-619.

[7] Zapata RC, Singh A, Pezeshki A, Nibber T, Chelikani PK. Whey Protein Components - Lactalbumin and Lactoferrin - Improve Energy Balance and Metabolism. Sci Rep. 2017;7(1):9917.